{Resenha} Caixa de Pássaros – Josh Marleman

em 28.1.17



Livro único
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 272
Ano de publicação: 2015

Não contém spoilers!

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


“Em um mundo de recursos escassos, olhos vendados e um terror persistente, encarar os próprios medos é apenas o início da viagem.”


História: Você já teve a sensação de que tinha alguém te observando e você olha para trás morrendo de medo de ter mesmo alguém? Esse é o medo do que não podemos ver mas sabemos que está lá. Você conseguiria ter que viver trancada em casa com as portas e janelas cobertas por lençóis escuros, papelão, tábua, e mais: sem poder sair a não ser que você não abra os olhos? O perigo está lá fora a espera de você para aparecer diante dos seus olhos. Logo o caos se implantou e as pessoas tiveram de lidar com isso tampando os olhos com o que estivesse na frente, usando até mesmo as mãos. E não demorou muito para que pessoas morresem por consequências de pequenos descuidos. Não há como saber o que seria o causador disso tudo, aliás, os que viram tiveram aparentemente um surto e ficaram possessos de loucura, raiva e atacaram quem estava próximo e depois de matar a vítima, sem pensar, mata a si próprio do jeito mais insano que existe. Mas o que seria "aquilo"? Uma critaura? Monstros? Demônios? Ninguém sabe dizer de onde aquilo surgiu ou o que é. A única coisa que se sabe é que basta abrir os olhos para ser afetado. Agora não há mais como viver sem o medo de abrir os olhos e ver o que tanto teme. Você arriscaria? Pois é. É nesse mundo em que Maloire vive, ou melhor, sobrevive. 

Personagens: Os personagens possuem características próprias muito marcantes. Cada um foi bem desenvolvido e tiveram um papel importante na trama para torná-lo ainda mais assustador e real. Maloire foi uma protagonista forte, decidida e muito corajosa. Adorei a relação que ela e os outros personagens tiveram. Foram tão reais que foi fácil se imaginar no lugar deles. Me conquistaram a ponto de que fiquei com uma baita ressaca quando alguns tiveram um final terrível e totalmente fora do normal (não foram poucos).


"Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar às estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas?"

Capa: Sem dúvidas o designe do livro foi perfeito. Esta edição foi um arraso. Sua capa mostra muito de seu conteúdo. Ela transmite o clima assustador e de tensão do livro. Amei.

Escrita: Impecável. Não é exagero não, se você for ler, vai ver o quanto o diálogo é rico. Apesar de eu amar histórias em primeira pessoa, adorei a forma na qual Josh explorou o livro em terceira pessoa. O autor nos faz acreditar que tudo o que ele narra realmente está acontecendo. E o ponto alto da escrita está na forma em que ele estimula o leitor a uma busca insaciável por mais. Os capítulos não são cansativos e nem longos, e logo você se vê não querendo mais soltar o livro enquanto não termina. Uma técnica para poucos. 

Notas finais: Uma obra que me surpreendeu muito e foi além de todas as minhas expectativas. Penso que se o autor tivesse explicado a perguntas que ficaram soltas no final, a história seria ainda mais arrebatadora, mesmo assim, foi um dos melhores livros que já li. Caixa de Pássaros é uma história rara e preciosa.

Me arrisquei a ler esse thriller psicológico e não me arrependo, já que o primeiro que li não gostei muito. Enfim, vou ler mais desse gênero com certeza, e, é claro que recomendo esse livro para todos! (Até para aqueles que tem medo de ler livros de terror. Vocês vão amar Hahah) 

NOTA GERAL: 9/10

Até a próxima, gente! Beijos.

4 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei seu post, a resenha ficou incrível e eu adorei esse livro!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    www.leituravorazblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. To com esse livro na minha estante e já já é a minha vez de ler e to super ansiosa!! <3
    Amei seu blog, já to seguindo!

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir



Atualizações do Instagram

Topo