{Resenha} O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams

em 21.3.17

Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 160
Ano de publicação: 2004

Sinopse: “Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T., que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagem interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar”.


História: O livro começa na Terra, com Arthur Dent. Ele recebe a notícia de que sua casa será demolida urgentemente para construir um desvio de algo do espaço que está vindo para a Terra. No mesmo instante, Ford Prefect, um extraterrestre que estava preso na Terra há exatos 15 anos, para fazer uma pesquisa sobre o livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias", fica sabendo. Ele é amigo de Arthur, que nem sequer desconfia que Ford é um E. T., pois ele está disfarçado de ator desempregado. Ford então revela que o planeta está prestes a ser destruído e que Arthur não precisa se procupar. E ele fala isso como se fosse normal. Arthur fica desesperado achando que o amigo está louco. Os dois então conseguem fugir da destruição da Terra pegando uma carona na nave Vogons. Desde aí eles viajam para diversos mundos peculiares. E para os guiar, o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias é essencial. Ele é tipo um tablet. Como se fosse nosso Wikipédia, que explica tudo o que precisamos saber. Ele é um guia sobre tudo, para não deixar nenhum mochileiro intergaláctico sem saber o que fazer em determinado lugar.

Personagens: Arthur Dent é um inglês comum, simples, com nada de interessante, mas, apesar disso, de certa forma gostei dele. Já Ford Prefect, não me apeguei muito a ele, mas o papel dele na história é muito importante para que a trama aconteça. Não posso deixar de citar Morvin, um robô. Ele aparecerá logo após deixarem a Terra. Me encantei com Morvin. Ele foi criado para ter sentimentos humanos e sofre de depressão e melancolia. Ele é vem mal-humorado com os humanos e a vida. Por diversos momentos no decorrer da história ri por causa do seu humor.

Capa: A edição está linda. Os detalhes na capa e a imagem de fundo estão bem colocadas e combina perfeitamente com o conteúdo da história.

Escrita: A narrativa em terceira pessoa é agradável, muito rica e bem divertida. É cheia de conteúdo e com piadas bem distribuídas e sacadas bem inteligentes. Para que você entendar melhor os mundos na qual viajamos, o autor nos explica em certas páginas do livro o significado de cada coisa "inimagináveis" que aparece na história. A descrição dos seres e dos cenários são tão ricos que somos abraçados por eles, nos fazendo parte dele.

Notas finais: Ficção Científica é um dos meus gêneros preferidos, então leio com atenção. E ao meu ver, Douglas Adams manifestou com capacidade a sua incrível criatividade na ciência e no universo. Além de você estar viajando para extraordinários mundos peculiares, você vai estar enchendo-se de conhecimento. O livro é pequeno, mas rico em detalhes e inteligência, e a minha dica é, leia com calma, sem pressa, e com bastante atenção. Não importa a sua idade, esse livro sempre poderá ser bem aproveitada.

Não há nada de clichê no livro, pois tudo nele é único e original, então nunca sabemos o que virá a seguir. Então prepare-se para se surpreender! 

NOTA GERAL: 9/10

Até a próxima gente! Adoro vocês, beijos!

18 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso, quero muito ler os outros.
    Adorei a resenha :-D

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é maravilhoso! Fico muito feliz que tenha gostado ❤

      Excluir
  2. Olá!
    Estou no finalzinho do terceiro livro da série e estou apaixonada! Mal posso esperar pelos outros.
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vou ler o segundo, espero que seja tão bom quanto esse ❤

      Excluir
  3. Olá, Eva!
    Adoro esse livro! Li faz um tempinho e é uma ótima indicação para quem curte ficção científica.
    Infelizmente não continuei a série inteira, pretendo um dia!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Eva, tudo bom?
    Esse livro é tão amorzinho! Para quem curte o tema é um prato cheio, Fico super feliz em ver que você curtiu a história.

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Não tenho costume de ler ficção científica.
    Mas tenho muita vontade de ler essa série, ouça falar muito bem dela.

    Adorei a resenha!
    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! É um livro muito bom, acho que você pode gostar :)

      Beijão! ^^

      Excluir
  6. não li os livros ainda, mas gostei mujto da resenha.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito essa série, todo mundo fala super bem dela.
    Vou comprar para ler o mais rápido possível, amo ficção cientifica.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos da Pry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Muito obrigada❤❤

      Se você ama ficção científica então pode apostar que você vai amar esse!

      Beijão!

      Excluir
  8. Oi, Eva,
    Cheguei no seu Blog por meio de uma seguidora minha e fiquei bem animada com a sua resenha. Não costumo muito ler livros com essa temática (meu forte é Romance de Época. Haha), mas fiquei curiosa com a sua resenha e com essas sacadas inteligentes que você falou.
    Beijooos,
    Bel <3
    livroseandancas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Nossa, que legal você ter conhecido meu Blog através de uma seguidora, fico muitíssimo feliz ❤❤ Sobre o livro, acho que você pode gostar do livro sim, como escrevi, ele é bem divertido e fácil de ler :)

      Obrigada pela visita! Beijão 😘❤

      Excluir
  9. Olá Eva! (eu amo esse nome)

    Eu adorei a resenha! Não tenho muita vontade de ler esse gênero de livro, mas fiquei curiosa com este haha

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir



Atualizações do Instagram

Topo