{Resenha} Os 13 Porquês – Jay Asher

em 15.3.17



Título: Os 13 porquês
Autora: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 244

Não contém spoilers!

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


“Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da platéia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos”


História: Clay Jensen, ao voltar da escola se depara com um pacote endereçado a ele, mas sem um remente. Quando ele abre o pacote, acaba a encontrar fitas com uma lista de 13 culpados pela morte da jovem Hannah. Em cada fita ela fala o porquê cada uma dessas pessoas a fizeram ir ao limite e dicidir se matar. Ela quer que cada um deles saibam, então ela fez todo um planejamento antes de morrer. Ela deixa claro que as fitas devem ser passados de pessoa a pessoa.


"E você, que é o felizado número treze, pode levar as fitas direto para o inferno."

E se essas fitas não passarem por todos que estão incluídos, de alguma forma uma cópia será vista em público e seram desvendadas comportamentos e até mesmo segredos deles. Então Clay passa uma madrugada inteira andando pelos lugares citados por ela nas fitas.

Personagens: Os personagens são bem feitos e os sentimentos são bem reais, mas não consegui me apegar com nenhum. Hannah, a personagem principal era tomada pela solidão e depressão. Sua vida se resumia em boatos e fofocas sobre ela. Dá pra sentir o quanto ela sofreu, é angustiante. Clay é um presonagem bom, sua praia era ficar em casa, não saía pra festas, nunca menosprezou Hannah, então porquê diabos ele está na fita?


"O que foi que eu fiz para você, Hannah?"

Capa: Esta edição está linda, tudo nele está referido a história. Super caprichada.

"Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. Mas, não precisa ter medo. Se você recebeu essa caixinha bonitinha, seu nome vai aparecer... Eu prometo"

Escrita: Eu particulamente posso dizer que amei a escrita. A narrativa é fácil, mas muito intensa e profunda, o que faz dela uma leitura um pouco difícil de acompanhar. Apesar daquele suspense de querer saber o porquê de ele está nas fitas, não consegui ler muitos capítulos seguidos. A narração é imtercalada entre as fitas cassetes de Hannah e os pensamentos de Clay. Os capítulos são separados com imagens de "pausa", "stop" e "play", o que achei bem legal.




Notas finais: O livro me fez repensar em tudo aquilo que muitos ignoram. Muitas vezes alguma pessoa que está do nosso lado pode estar querendo pedir ajuda de alguma forma. Os 13 porquês aborta assuntos muito sérios que não devemos deixar de lado, como o suicídio, depressão, bulling, abuso sexual, mentiras e o poder que nossas pequenas atitudes podem fazer.

Se você tem algum desses sentimentos amargos, fale com alguém de confiança, se alive, chore. Se não tem ninguém pra te ouvir, por favor, fale comigo! Não sou uma especialista em ajuda, mas posso ser amiga, sou sincera, e já passei, ou ainda passo por isso. Não é fácil.

Se você ver qualquer sinal de depressão em alguém, ajude. Você pode estar salvando uma vida. Recomendo a leitura para jovens e adultos.

Está escrito assim na última página do livro: “Telefones e Endereços Úteis”,  “caso você se identifique com os sintomas de Hannah Becker e precise de ajuda”.


"Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem... mais uma vez."

NOTA GERAL: 8/10

Até a próxima gente! Adoro vocês!

16 comentários:

  1. É um livro que faz a gente pensava que tudo que nos falamos e fazemos pode afetar alguém de outra forma. Por isso que temos que ter empatia.
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu amei a resenha! Nunca fui fã de ler livros que abordam esse tema, até porque me acho doida demais e livros assim são profundos e tensos.

    Eu já havia visto comentarem bastante desse livro,e por incrível, eu fiquei curiosa em conhecê-lo.

    Beijão!
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu! Fico muito feliz que tenha gostado! Eu também não costumo ler esse tipo de livro que abordam temas assim, mas gostei bastante desse, Jay criou uma história bem interessante.

      Beijosss

      Excluir
  3. Olá, Eva!
    Faz tempão que quero ler esse livro, já havia me interessado pela história bem antes de se tornar totalmente conhecido. O livro possui um enredo atual e que nos faz refletir. Livros assim sobem muito no meu conceito e me deixa mais envolvida.
    Quero ler antes de assistir a série, adorei que a Netflix irá lançá-la.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Leia. É muito bom! Eu também estou doida pra assistir a série rs

      Beijão, linda!

      Excluir
  4. Oie Eva, tudo bom?
    Eu sou suspeita pra falar, pois eu adoro livros com esses temas mais "pesados" que realmente fazem a gente colocar muitas coisas na balança. E fico muito feliz que ele te tocou dessa forma também, acredito que esses tipos de livros podem ser muito mais proveitosos do que a gente imagina. Adorei a resenha e os pontos que tu frisou.

    Beijos,
    Paixão Literária 📚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Fico muito feliz que tenha gostado. Realmente são livros que nos envolvem e nos fazem repensar nas coisas importantes que deixamos de lado.

      Muito obrigada pela visita <3

      Beijão!

      Excluir
  5. Olá!!
    Gostei da sua resenha!
    Esse livro está na lista para eu ler o quanto antes.
    Tenho lio ótimas resenhas, e é uma hsitória de reflexão, acho isso muito bacana.

    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom que gostou :)

      Acho que você irá gostar, é um ótimo livro :)

      Beijão!

      Excluir
  6. Olá!
    Sou louca pra ler esse livro! Teve um época na escola que uma equipe apresentou sobre ele, e foi quando conheci! Adorei a resenha! Maravilhosa!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      Essa equipe fez um ótimo trabalho em apresentar esse livro, tem que ser lido por todos os jovens mesmo! Que bom que gostou da resenha ❤❤

      Beijão!

      Excluir
  7. Oi Eva,
    Já tinha visto essa capa em alguns IGS, e não procurei saber sobre ele, só agora lendo sua resenha percebi que quero ler o mais rápido possível, gosto muito de livros que abordam assuntos importantes como esses abusos que a humanidade sofre, livros assim devem ser lidos por todos, para refletir e tentar mudar algo dentro de si.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos da Pry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pry!

      Concordo plenamente com o que você falou, esse livro merece ser lido por todos. Fico feliz que se interessou pelo livro através da resenha ❤❤

      Beijão!

      Excluir



Atualizações do Instagram

Topo